24 maio 2017

F1 2017 - Prévia do GP de Mônaco

Reprodução / YouTube / FORMULA 1

A corrida mais tradicional do calendário da Fórmula 1 acontece neste final de semana. A briga entre Ferrari e Mercedes tem de tudo para dar um tempero especial não só para a corrida, mas para todo o final de semana.

Reprodução / YouTube / FORMULA 1

CIRCUITO
Não é novidade que a pista de Mônaco é apertada e com carros mais largos tudo ficará ainda mais estreito. Dentro desse cenário, a estratégia será mais importante do que nunca, principalmente para os líderes não ficarem presos atrás de retardatários por muito tempo. Mas a estratégia é o próximo assunto desta postagem.

PNEUS
Twitter / Formula 1 (@F1)
Mônaco marca a estreia da escolha de pneus feita pelas equipes e pilotos
A Pirelli repetiu a escolha feita na temporada passada e disponibilizou para pilotos e equipes os compostos ultramacios (rosas), supermacios (vermelhos) e macios (amarelos). A novidade é que pela primeira vez no ano as equipes e os pilotos puderam fazer a escolha dos compostos para o final de semana.

Como a construção e composição dos pneus era completamente nova a Pirelli ficou encarregada de fazer a distribuição dos pneus em uma escolha padrão para todos os pilotos ao longo das cinco etapas iniciais. Diante de compostos mais duráveis e aderentes a escolha esmagadora das equipes foi de optar por ter uma quantidade expressiva de pneus ultramacios.

Red Bull, Williams e Renault optaram por ter apenas os conjuntos obrigatórios dos compostos mais duros e terão 11 jogos de pneus ultramacios dos 13 disponíveis para uma etapa. Ferrari, Force India, Haas e Sauber optaram por ter o conjunto obrigatório de pneus macios e escolheram ter dois jogos de pneus supermacios e dez ultramacios. Toro Rosso e Mercedes seguem com apenas um jogo de pneus macios, mas optaram por três jogos de pneus supermacios e outros nove ultramacios. A McLaren é a única que optou por escolhas diferentes entre seus pilotos. Enquanto Jenson Button terá dois jogos de pneus macios, um jogo de supermacios e dez ultramacios à disposição, Stoffel Vandoorne terá um jogo de pneus macios, outros dois jogos de pneus supermacios e dez ultramacios.

Achei um tanto quanto arriscadas essas escolhas tão polarizadas, mas o baixo consumo de pneus em Monte Carlo explica opções tão extremas por parte das equipes. A escolha da Mercedes por um jogo a mais de pneus supermacios para seus pilotos em relação a Ferrari pode ser explicada pelo pior comportamento do carro prateado com os compostos mais macios. Uma escolha feita pensando no trecho de corrida e principalmente em uma simulação de corrida durante os treinos.

PROGRAMAÇÃO
Diferente de qualquer outra etapa do calendário, o GP de Mônaco começa as suas atividades amanhã, quinta-feira. Na sexta-feira a categoria faz uma pausa e só retorna no sábado. Acontece que de quinta até sábado várias categorias correm no traçado e a pista deve estar em uma condição completamente diferente da vista no primeiro dia de atividades. Um pequeno complicador para equipes e pilotos. Diante deste cenário, fique ligado na programação do final de semana! Não esqueça que a programação abaixo está no horário de Brasília.


PALPITE
Seria muito repetitivo falar que mais uma vez devemos ter um duelo polarizado entre Mercedes e Ferrari? Pois é! É claro que não podemos descartar uma surpresa em Mônaco, afinal de contas, elas tem sido uma constante nos últimos anos, mas dentro de um cenário normal prateados e vermelhos devem brigar pela ponta. A minha aposta para a corrida é um duelo entre Lewis Hamilton e Sebastien Vettel. Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen mais uma vez devem ser os coadjuvantes nessa disputa. Desta vez aposto em pole e vitória de Vettel no principado. Também aposto nos primeiros pontos da McLaren na temporada e com Jenson Button.

VÍDEOS

Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.

Nenhum comentário: