21 maio 2017

MotoGP 2017 - GP da França - Rossi e Márquez caem e Viñales dá vitória 500 para Yamaha

Reprodução / YouTube / MotoGP
Viñales já alcançou a terceira vitória em cinco provas nessa temporada da MotoGP
Maverick Viñales venceu o equilibrado GP da França da MotoGP disputado na manhã deste domingo. O espanhol da Yamaha venceu o duelo com Valentino Rossi e Johann Zarco para retomar a liderança do campeonato, conquistar a terceira vitória em cinco etapas da categoria em 2017 e também dar a vitória 500 para a Yamaha na MotoGP.

O domínio das Yamahas começou já na largada. Zarco saltou para a liderança seguido por Viñales e depois também por Rossi. O trio de motos da Yamaha dominou toda a corrida. Zarco conseguiu segurar a ponta até a volta 07 quando Viñales assumiu a liderança com o francês da Tech 3 nos calcanhares.

Mais atrás, Rossi tentava ganhar espaço em relação a Marc Márquez. "O Doutor" conseguiu chegar ao segundo lugar quando restavam seis voltas para o fim ao ultrapassar Zarco. Duas voltas depois foi a vez de Viñales sentir a mordida do Leão. Viñales chegou a sair da pista na pressão em Rossi.

Twitter / MotoGP (@MotoGP)
A queda que tirou os pontos de Rossi na França
Foi na última volta que o vencedor foi definido. Rossi sentiu a pressão do "Maveckão", errou e permitiu o companheiro de Yamaha assumir a liderança. Na tentativa de retomar a ponta, Rossi caiu e abandonou na última volta. A vitória caiu no colo de Viñales com Zarco em segundo e Daniel Pedrosa em terceiro.

Essa foi a vitória 500 da Yamaha na MotoGP. A primeira da montadora japonesa aconteceu em 1963 com Fumio Ito em uma moto 250cc no GP da Bélgica da categoria rainha do motociclismo.

Um belo destaque positivo deste GP da França foi Daniel Pedrosa. O espanhol da moto #26 andou mal durante todo o final de semana e terminou a classificação no 13º lugar. Durante a corrida, Pedrosa escalou o grid com alguma calma e na volta 10 era o sexto colocado, na volta 15 era o quinto colocado, na volta 20 era o quarto colocado e fechou a corrida em terceiro graças ao tombo de Rossi.

Twitter / MotoGP (@MotoGP)
Márquez caiu na França e pela segunda vez nessa temporada
Marc Márquez foi um dos pilotos que abriu caminho para Daniel Pedrosa. O atual campeão da MotoGP segue numa fase para se esquecer. O "Formiga Atômica" ficou estabilizado no quarto lugar da corrida acompanhando o ritmo das Yamahas até que na volta 18, restando 11 para o fim, Márquez caiu na freada para a curva 02 do autódromo francês. Essa já é a segunda queda do "Formiga" neste ano. Queda que complica as pretensões de título do espanhol.

A Ducati segue com o calvário, mas seus pilotos conseguem entregar alguns resultados razoáveis. Andrea Dovizioso brigou com Cal Crutchlow durante toda a corrida e no final da prova o quarto lugar ficou nas mãos do italiano da Ducati. Jorge Lorenzo conseguiu crescer ao longo da corrida e terminou no sexto lugar.

Resultado do GP da França de MotoGP
O campeonato sai de Le Mans com um cenário completamente diferente de como saiu de Jerez. Viñales conseguiu abrir espaço e agora tem uma vantagem de 17 pontos para Daniel Pedrosa, o novo segundo colocado do campeonato. Rossi despencou para o terceiro lugar com uma desvantagem de 23 pontos para o companheiro de Yamaha.

Marc Márquez caiu para o quarto lugar com 27 pontos de desvantagem para Viñales. Zarco é o quinto seguido por Dovizioso, Crutchlow, Lorenzo, Jonas Folger e Jack Miller.

Resultado do campeonato após o GP da França
A próxima etapa da MotoGP será o GP da Itália em Mugello no dia 04 de junho.

Nenhum comentário: