Austin Dillon colocou o #3 de volta no Victory Lane depois de 17 anos |
SEGMENTO 01
Reprodução / Twitter / NASCAR (@NASCAR)
O acidente entre Elliott e Keselowski iniciou a Charlotte 600 |
Depois disso a briga pela ponta da corrida ficou aberta entre Kyle Busch, Kevin Harvick, Martin Truex Jr. e Matt Kenseth. O quarteto ficou revezando na liderança da corrida até que Kyle Busch assumiu a liderança restando oito voltas para o fim do segmento.
O segmento foi vencido com certa folga por Kyle Busch que foi seguido por Martin Truex Jr., Kevin Harvick, Jimmie Johnson, Matt Kenseth, Kyle Larson, Ryan Blaney, Clint Bowyer, Kurt Busch e Jamie McMurray que completaram o grupo que pontuou neste primeiro trecho de prova.
SEGMENTO 02
A Joe Gibbs Racing demorou para liberar Kyle Busch dos pits e o #18 despencou para o quinto lugar e sofreu para escalar o grid. Primeiro, Kevin Harvick sofreu com problemas em um dos pneus e tomou uma volta dos líderes. Com isso Martin Truex Jr. começou a ganhar vantagem na liderança e chegou a abrir 3s8 para Jimmie Johnson, o segundo colocado até o momento em que a corrida foi paralisada.
Reprodução / YouTube / Nascar
A chuva parou a corrida por aproximadamente 1h40 |
Assim que a bandeira verde voltou, Martin Truex Jr. voltou a dominar as ações sempre seguido de perto por Jimmie Johnson. O final do segundo segmento fechou nesta ordem: Martin Truex Jr., Jimmie Johnson, Matt Kenseth, Kyle Busch, Kurt Busch, Jamie McMurray, Austin Dillon, Erik Jones, Kyle Larson e Denny Hamlin.
SEGMENTO 03
Martin Truex Jr mais uma vez dominou o terceiro segmento de prova. O #78 muito bem acertado rapidamente abriu vantagem para Matt Kenseth, Kyle Busch e Jimmie Johnson. Com 30 voltas do segmento, Truex já sustentava uma diferença de 1s6 para Kenseth. Johnson entrou na briga mais uma vez com estouro do motor de Ty Dillon, no momento em que o #48 entrava nos pits.
Truex retomou a ponta na relargada com a ajudinha de Johnson que largou mal. A procissão seguia com Truex seguido à distância para Johnson e Buschinho até o acidente de Kyle Larson restando oito voltas para o fim do segmento. A troca de pneus mexeu com a ordem das forças.
Denny Hamlin saiu em primeiro dos pits e conseguiu sustentar a liderança até o final do segmento seguido por Kyle Busch, Matt Kenseth, Martin Truex Jr., Erik Jones, Kurt Busch, Kevin Harvick, Daniel Suárez, Dale Earnhardt Jr. e Austin Dillon. Destaque para os cinco Toyotas nas cinco primeiras posições, três da Joe Gibbs Racing e os outros dois da Forniture Row Racing.
SEGMENTO 04
O quarto segmento da prova começou com mais um duelo aberto entre Truex Jr. e Kyle Busch. O #18 liderou a primeira parte do segmento sempre acompanhado de perto por Truex. O #78 só retomou a ponta depois da bandeira amarela causada por Danica Patrick, na relargada da volta 333. A liderança de Truex foi levada até a volta 368 quando o piloto que mais liderou voltas nessa Charlotte 600 fez o último reabastecimento.
Jimmie Johnson, Austin Dillon e Joey Logano ficaram na pista economizando o máximo de combustível possível para superar a janela de combustível de 60 voltas. Logano foi o primeiro que deixou a briga quando restavam seis voltas para o fim. Johnson ficou sem combustível restando duas voltas e a liderança caia no colo de Austin Dillon com a ameaça da aproximação de Truex Jr. e Kyle Busch muito mais rápidos.
Dillon conseguiu manter o ritmo e segurar a ponta até o final para vencer pela primeira vez na Monster Energy Nascar Cup Series. Kyle Busch assumiu o segundo lugar na último volta e Martin Truex Jr. completou os três primeiros. O Top 10 ficou completo por Matt Kenseth, Denny Hamlin, Kurt Busch, Erik Jones, Kevin Harvick, Ryan Newman e Dale Earnhardt Jr.
O carro #3 chegou com tão pouco combustível que Austin Dillon não conseguiu fazer os tradicionais "zerinhos" para comemorar. Essa foi a primeira vitória do #3 desde 2000, a última do número foi com o lendário Dale Earnhardt na Tallageda 500 daquele ano. O jejum tão longo só aconteceu porque Richard Childress - dono do número - retirou o #3 da categoria e só o recolocou na divisão principal quando Dillon estreou na Cup Series em 2013.
Resultado da Charlotte 600 deste domingo |
A lista de pilotos classificados por vitórias para os play-offs segue aumentando e já segue com oito nesse grupo. Além de Truex e Larson, já estão classificados para a próxima fase Brad Keselowski, Jimmie Johnson, Ricky Stenhouse Jr., Kurt Busch, Ryan Newman e Austin Dillon.
Outros oito pilotos tem a classificação provisória por pontos para os play-offs da Nascar e ainda buscam uma classificação definitiva: Kevin Harvick, Kyle Busch, Jamie McMurray, Chase Elliott, Clint Bowyer, Joey Logano - único com vitória que não tem a vaga garantida por não ter passado na inspeção da etapa de Richmond vencida por ele -, Denny Hamlin e Ryan Blaney. Apesar de estarem entre os 16 melhores do campeonato, Matt Kenseth e Trevor Bayne não tem a classificação para os play-offs porque Ryan Newman e Austin Dillon - pilotos já classificados por vitórias - estão fora do Top 16.
Campeonato da Nascar após a Charlotte 600 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário