22 maio 2017

WRC 2017 - Rali de Portugal - Ogier vence pela segunda vez no ano após quebra de Tanak

Reprodução / YouTube / FIA World Rally Championship
Ogier voou após os problemas de Tanak para vencer pela segunda vez em 2017
Sébastien Ogier encerrou o jejum de quatro corridas com a vitória no Rali de Portugal do último final de semana. O piloto da M-Sport curiosamente acabou contando com a quebra de um companheiro de equipe para assumir a ponta da etapa e disparar na ponta do campeonato. Thierry Neuville e Daniel Sordo completaram o pódio mostrando o bom momento da Hyundai no Campeonato Mundial de Rali (WRC).

A quinta e a sexta-feira foram dias marcados pelo grande equilíbrio da etapa com nada menos que cinco pilotos assumindo a liderança do Rali de Portugal. A ordem de liderança foi a seguinte: Mads Ostberg, Hayden Paddon, Jari-Matti Latvala, Kris Meeke e Ott Tanak. E foi justamente esse último foi quem teve a liderança mais duradoura.

Tanak assumiu a liderança do Rali de Portugal no meio da sexta-feira, dominou as ações na parte final do segundo dia e início do sábado inclusive abrindo vantagem para o trio de tubarões formado por Sébastien Ogier, Thierry Neuville e Daniel Sordo. Só que uma quebra de suspensão obrigou o estoniano da M-Sport a andar mais de 20 quilômetros em um ritmo bem reduzido e que acabou entregando a liderança da etapa para Ogier. Tanak ainda conseguiu uma recuperação e fechou a etapa no quarto lugar.

O atual tetracampeão do WRC teve um início bem fraco de etapa e só começou uma reação no meio da sexta-feira. No início do sábado, Ogier entrou no Top 3 da classificação e logo ultrapassou Daniel Sordo para chegar ao segundo lugar. Já no estágio seguinte aconteceria o problema de suspensão de Tanak e o francês assumiu a liderança do Rali de Portugal para não perder mais, abrindo muito rápido uma vantagem bem confortável para apenas administrar a vitória no domingo.

Thierry Neuville até andou muito bem no único estágio especial da quinta-feira fechando com um bom segundo lugar. Acontece que foi só começar a sexta-feira que o piloto da Hyundai perdeu rendimento e caiu para o final do Top 10, acompanhando a distância a briga pela ponta. Na metade final da sexta, o belga já estava dentro do Top 5 mostrando todo o poder de reação. Logo no início do sábado Neuville já era o terceiro e foi promovido ao segundo lugar com a quebra de Tanak para não sair deste posto até o final da etapa.

Daniel Sordo também teve um início de Rali de Portugal mais discreto, mas no final da sexta-feira foi quem puxou o desempenho de Ogier e Neuville. O espanhol encerrou o segundo dia na vice liderança da etapa. Já na primeira etapa do sábado Sordo acabou cedendo o posto para Ogier e logo em seguida foi a vez de Neuville ultrapassar o companheiro de Hyundai. Ao longo do sábado e do domingo, Sordo acabou cedendo terreno para os líderes e encerrou com uma desvantagem de 46 segundos para Neuville e uma vantagem de outros 28 segundos para Tanak.

Top 10 do Rali de Portugal do WRC (Clique para ampliar)
Ogier sai de Portugal com uma liderança de 22 pontos em relação a Neuville. O francês só não subiu no pódio da etapa da Argentina e tem a regularidade como um fator importante para sustentar uma vantagem tão grande pouco antes da metade do campeonato. Jari-Matti Latvala é o melhor piloto da Toyota no campeonato, mas com uma desvantagem de 40 pontos para o líder do campeonato muito ameaçado por Tanak no quarto lugar.

Top 10 do campeonato após o Rali de Portugal (Clique para ampliar)
A próxima etapa do WRC será o Rali da Sardenha, na Itália, entre os dias 08 e 11 de junho. Essa etapa marca a metade exata do calendário do Mundial de Rali em 2017.

Nenhum comentário: