Ogier voou após os problemas de Tanak para vencer pela segunda vez em 2017 |
A quinta e a sexta-feira foram dias marcados pelo grande equilíbrio da etapa com nada menos que cinco pilotos assumindo a liderança do Rali de Portugal. A ordem de liderança foi a seguinte: Mads Ostberg, Hayden Paddon, Jari-Matti Latvala, Kris Meeke e Ott Tanak. E foi justamente esse último foi quem teve a liderança mais duradoura.
Tanak assumiu a liderança do Rali de Portugal no meio da sexta-feira, dominou as ações na parte final do segundo dia e início do sábado inclusive abrindo vantagem para o trio de tubarões formado por Sébastien Ogier, Thierry Neuville e Daniel Sordo. Só que uma quebra de suspensão obrigou o estoniano da M-Sport a andar mais de 20 quilômetros em um ritmo bem reduzido e que acabou entregando a liderança da etapa para Ogier. Tanak ainda conseguiu uma recuperação e fechou a etapa no quarto lugar.
O atual tetracampeão do WRC teve um início bem fraco de etapa e só começou uma reação no meio da sexta-feira. No início do sábado, Ogier entrou no Top 3 da classificação e logo ultrapassou Daniel Sordo para chegar ao segundo lugar. Já no estágio seguinte aconteceria o problema de suspensão de Tanak e o francês assumiu a liderança do Rali de Portugal para não perder mais, abrindo muito rápido uma vantagem bem confortável para apenas administrar a vitória no domingo.
Thierry Neuville até andou muito bem no único estágio especial da quinta-feira fechando com um bom segundo lugar. Acontece que foi só começar a sexta-feira que o piloto da Hyundai perdeu rendimento e caiu para o final do Top 10, acompanhando a distância a briga pela ponta. Na metade final da sexta, o belga já estava dentro do Top 5 mostrando todo o poder de reação. Logo no início do sábado Neuville já era o terceiro e foi promovido ao segundo lugar com a quebra de Tanak para não sair deste posto até o final da etapa.
Daniel Sordo também teve um início de Rali de Portugal mais discreto, mas no final da sexta-feira foi quem puxou o desempenho de Ogier e Neuville. O espanhol encerrou o segundo dia na vice liderança da etapa. Já na primeira etapa do sábado Sordo acabou cedendo o posto para Ogier e logo em seguida foi a vez de Neuville ultrapassar o companheiro de Hyundai. Ao longo do sábado e do domingo, Sordo acabou cedendo terreno para os líderes e encerrou com uma desvantagem de 46 segundos para Neuville e uma vantagem de outros 28 segundos para Tanak.
Top 10 do Rali de Portugal do WRC (Clique para ampliar) |
Top 10 do campeonato após o Rali de Portugal (Clique para ampliar) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário