Ricciardo fez uma bela corrida de recuperação para vencer pela primeira vez em 2017 |
O australiano da Red Bull não teve uma corrida fácil no Azerbaijão. Ricciardo foi obrigado a fazer uma parada para troca de pneus bem prematura por ter detritos em um dos dutos de refrigeração dos freios. O #3 despencou na classificação da corrida, mas recuperou as várias posições assim que o safety-car foi acionado pela primeira vez. Nas relargadas seguintes Ricciardo fez o que sabe fazer de melhor e subiu na classificação da corrida na base das ultrapassagens. O australiano virou um sério candidato a vitória após o problema com o protetor de cabeça de Hamilton e a punição de Vettel. Daí em diante, Ricciardo conduziu brilhantemente o carro para a vitória, a quinta na carreira e a primeira dele em 2017.
Valtteri Bottas também fez outra bela corrida de recuperação. Envolvido em um toque com Kimi Raikkonen na segunda curva da corrida, Bottas chegou a perder uma volta em relação aos líderes e usou muito bem as relargadas para escalar a primeira metade do grid. A segunda metade da corrida foi marcada por uma série de ultrapassagens do finlandês que ainda conquistou o segundo lugar com uma ultrapassagem sobre Lance Stroll nos metros finais da corrida.
Mais uma vez Lance Stroll fez uma bela corrida. O novato da Williams contou com o bom rendimento da Williams em retas e, como no Canadá, teve um desempenho muito sólido ao longo de toda a corrida. Assim como Felipe Massa, Stroll também aproveitou as relargadas para conquistar posições. Com os problemas de Hamilton e Vettel, Stroll chegou ao segundo lugar da corrida. Sem conseguir manter um ritmo que pudesse sustentar o segundo lugar, Stroll acabou permitindo, muito pela inexperiência, a ultrapassagem de Bottas nos metros finais de prova. Mesmo com a ultrapassagem, Stroll conquistou o primeiro pódio dele na categoria e já ajuda a Williams subir na classificação do Campeonato de Construtores.
Twitter / Formula 1 (@F1)
Vettel foi obrigado a cumprir um Stop and Go por bater em Hamilton durante o Safety Car |
Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton teve um problema com o protetor de cabeça que o tirou da liderança da corrida |
Um destaque para lá de positivo foi Fernando Alonso. O espanhol da McLaren finalmente conquistou os primeiros pontos para o time inglês e ele próprio nessa temporada. Sempre dentro da zona de pontuação, Alonso chegou a andar no Top 5 da corrida e ainda salvou o nono lugar mesmo com a McLaren MCL23 cheia de problemas no trecho final de prova.
Pascal Wehrlein foi outra boa surpresa na corrida do Azerbaijão. O alemão da Sauber foi um dos pivôs da saída de Monisha Kaltenborn do comando da Sauber - ela entendia que Wehrlein e Marcus Ericsson deveriam ter direitos iguais dentro do time - e não fez feio na corrida deste domingo. O alemão tentou ultrapassar o companheiro de equipe, chegou a tomar uma fechada do sueco, mas conseguiu ultrapassar e fechar a corrida com um bom décimo lugar. Até o momento todos os pontos da Sauber foram marcados por Wehrlein mesmo não tendo participado das duas primeiras corridas da temporada.
Nico Hülkenberg era outro que entraria aqui por ser um destaque positivo da corrida. Entraria. O alemão da Renault estava aproveitando-se dos problemas dos carros à frente e alcançava um excelente quarto lugar até errar a tangencia de uma curva, acertar o muro e abandonar a corrida com a quebra da suspensão dianteira direita. A Renault, que já havia perdido Jolyon Palmer no início da corrida, ficou mais uma vez sem pontos.
Twitter / Formula 1 (@F1)
Massa fez uma corrida, mas abandonou com problemas na suspensão da Williams #19 |
Twitter / Formula 1 (@F1)
Os resgates de carros e limpeza da pista foram o maior problema ao longo de toda a corrida no Azerbaijão |
Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 |
Logo abaixo, Ricciardo assumiu a quarta colocação do campeonato de pilotos e abriu vantagem para Kimi Raikkonen no quinto lugar. Max Verstappen, que abandonou quatro das oito corridas da temporada é o sexto apenas um ponto à frente de Sergio Pérez. Felipe Massa fecha o Top 10 com 20 pontos conquistados e seguido de perto por Nico Hülkenberg (18 pontos) e Lance Stroll (17 pontos).
Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato após o GP do Azerbaijão |
A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Áustria entre os dias 07 e 09 de julho.
Texto publicado no dia 06 de julho de 2017, às 19h00m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário