27 junho 2017

F1 2017 - GP do Azerbaijão - Ricciardo vence corrida caótica marcada por problemas entre Hamilton e Vettel

Twitter / Formula 1 (@F1)
Ricciardo fez uma bela corrida de recuperação para vencer pela primeira vez em 2017
Daniel Ricciardo venceu o confuso GP do Azerbaijão de Fórmula 1 disputado no último domingo. O piloto da Red Bull contou com uma bela recuperação ao longo de toda a corrida e, principalmente, os problemas envolvendo os favoritos a vitória. Felipe Massa voltou a andar muito bem, mas abandonou com problemas de suspensão. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel chegaram a bater durante um dos períodos de safety-car, claramente esquentando o clima na disputa pelo título de pilotos.

O australiano da Red Bull não teve uma corrida fácil no Azerbaijão. Ricciardo foi obrigado a fazer uma parada para troca de pneus bem prematura por ter detritos em um dos dutos de refrigeração dos freios. O #3 despencou na classificação da corrida, mas recuperou as várias posições assim que o safety-car foi acionado pela primeira vez. Nas relargadas seguintes Ricciardo fez o que sabe fazer de melhor e subiu na classificação da corrida na base das ultrapassagens. O australiano virou um sério candidato a vitória após o problema com o protetor de cabeça de Hamilton e a punição de Vettel. Daí em diante, Ricciardo conduziu brilhantemente o carro para a vitória, a quinta na carreira e a primeira dele em 2017.

Valtteri Bottas também fez outra bela corrida de recuperação. Envolvido em um toque com Kimi Raikkonen na segunda curva da corrida, Bottas chegou a perder uma volta em relação aos líderes e usou muito bem as relargadas para escalar a primeira metade do grid. A segunda metade da corrida foi marcada por uma série de ultrapassagens do finlandês que ainda conquistou o segundo lugar com uma ultrapassagem sobre Lance Stroll nos metros finais da corrida.

Mais uma vez Lance Stroll fez uma bela corrida. O novato da Williams contou com o bom rendimento da Williams em retas e, como no Canadá, teve um desempenho muito sólido ao longo de toda a corrida. Assim como Felipe Massa, Stroll também aproveitou as relargadas para conquistar posições. Com os problemas de Hamilton e Vettel, Stroll chegou ao segundo lugar da corrida. Sem conseguir manter um ritmo que pudesse sustentar o segundo lugar, Stroll acabou permitindo, muito pela inexperiência, a ultrapassagem de Bottas nos metros finais de prova. Mesmo com a ultrapassagem, Stroll conquistou o primeiro pódio dele na categoria e já ajuda a Williams subir na classificação do Campeonato de Construtores.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Vettel foi obrigado a cumprir um Stop and Go por bater em Hamilton durante o Safety Car
Largando e terminando no quarto lugar, Sebastian Vettel teve uma corrida de altos e baixos no Azerbaijão. O alemão rapidamente chegou ao segundo lugar graças ao enrosco entre Raikkonen e Bottas e acompanhava o ritmo de Hamilton até as entradas do safety-car. Foi durante uma dessas entradas, a segunda para ser mais específico, que Vettel acertou a traseira de Hamilton - entendendo que o inglês havia feito um teste de freio após a curva - em seguida jogou o carro de forma proposital na Mercedes de Hamilton. O alemão recebeu um Stop and Go de 10 segundos de forma justa, retornou para a pista em sétimo e fez várias ultrapassagens para terminar a corrida em quarto, ainda à frente de Hamilton para manter a liderança do campeonato.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton teve um problema com o protetor de cabeça que o tirou da liderança da corrida
Se Vettel cavou a própria cova no GP do Azerbaijão, Lewis Hamilton foi vítima de um erro da Mercedes. O inglês fazia uma corrida perfeita e não teve a proteção de cabeça do W08 encaixada de forma adequada após a bandeira vermelha. Assim que a corrida voltou ao ritmo normal o problema apareceu e Hamilton foi obrigado a fazer uma parada extra. Situação que o devolveu a pista em nono e atrás de Vettel. Hamilton até tentou ultrapassar Vettel, mas o alemão soube defender-se muito bem para deixar o inglês em quinto.

Um destaque para lá de positivo foi Fernando Alonso. O espanhol da McLaren finalmente conquistou os primeiros pontos para o time inglês e ele próprio nessa temporada. Sempre dentro da zona de pontuação, Alonso chegou a andar no Top 5 da corrida e ainda salvou o nono lugar mesmo com a McLaren MCL23 cheia de problemas no trecho final de prova.

Pascal Wehrlein foi outra boa surpresa na corrida do Azerbaijão. O alemão da Sauber foi um dos pivôs da saída de Monisha Kaltenborn do comando da Sauber - ela entendia que Wehrlein e Marcus Ericsson deveriam ter direitos iguais dentro do time - e não fez feio na corrida deste domingo. O alemão tentou ultrapassar o companheiro de equipe,  chegou a tomar uma fechada do sueco, mas conseguiu ultrapassar e fechar a corrida com um bom décimo lugar. Até o momento todos os pontos da Sauber foram marcados por Wehrlein mesmo não tendo participado das duas primeiras corridas da temporada.

Nico Hülkenberg era outro que entraria aqui por ser um destaque positivo da corrida. Entraria. O alemão da Renault estava aproveitando-se dos problemas dos carros à frente e alcançava um excelente quarto lugar até errar a tangencia de uma curva, acertar o muro e abandonar a corrida com a quebra da suspensão dianteira direita. A Renault, que já havia perdido Jolyon Palmer no início da corrida, ficou mais uma vez sem pontos.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Massa fez uma corrida, mas abandonou com problemas na suspensão da Williams #19
Felipe Massa fez uma corrida muito agressiva e despontaria como favorito a vitória se não fosse um problema na suspensão da Williams. O brasileiro, assim como Hülkenberg, aproveitou-se dos problemas dos carros à frente para ganhar posições na corrida. Os pontos altos da corrida de Massa foram as duas primeiras relargadas quando o brasileiro saltou do sexto para o terceiro lugar da corrida. O piloto da Williams saiu da briga assim que a prova foi reiniciada depois da bandeira vermelha, ainda em bandeira amarela, quando o próprio Massa detectou o problema na Williams #19 que o obrigou a abandonar.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Os resgates de carros e limpeza da pista foram o maior problema ao longo de toda a corrida no Azerbaijão
Um ponto que ficou muito claro que deve ser melhorado pela organização do GP do Azerbaijão é o do resgate dos carros. Em treinos e principalmente na corrida sempre aconteceu muita demora na retirada dos carros com problemas da pista. Em todas as situações havia demora na entrada do trator para retirar o carro - mesmo com a interferência da direção de prova - e até mesmo na limpeza dos detritos da pista. A segunda bandeira amarela e o acionamento da bandeira vermelha aconteceram muito pela ineficiência dos fiscais em conseguir limpar os detritos do traçado. Querendo ou não, foi algo que influenciou indiretamente no resultado final da corrida.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP do Azerbaijão de Fórmula 1
Para o Campeonato de Pilotos a corrida do Azerbaijão mudou pouca coisa. Na realidade, Vettel ampliou em dois pontos a vantagem que tinha antes da oitava etapa. O alemão agora tem 14 pontos de frente para Hamilton. O que joga contra Vettel é que a segunda metade do campeonato será marcada por uma troca de componentes - provavelmente o turbo - com punição e até a Inglaterra - a segunda etapa depois do Azerbaijão - qualquer punição pode causar uma suspensão de uma prova, ou seja, teremos um Vettel muito mais cauteloso nas próximas duas corridas.

Logo abaixo, Ricciardo assumiu a quarta colocação do campeonato de pilotos e abriu vantagem para Kimi Raikkonen no quinto lugar. Max Verstappen, que abandonou quatro das oito corridas da temporada é o sexto apenas um ponto à frente de Sergio Pérez. Felipe Massa fecha o Top 10 com 20 pontos conquistados e seguido de perto por Nico Hülkenberg (18 pontos) e Lance Stroll (17 pontos).

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato após o GP do Azerbaijão
Entre os Construtores, a Mercedes segue na ponta e a prova do Azerbaijão acabou ajudando os prateados. Agora os atuais campeões tem 24 pontos de vantagem para a Ferrari (250 contra 226 pontos) e praticamente se isolam na liderança do campeonato. Red Bull segue firme na terceira colocação e o mesmo acontece com a Force India no quarto lugar. Williams e Toro Rosso duelam pelo quinto lugar enquanto Haas e Renault brigam pelo sétimo posto. A Sauber segue à frente da McLaren, a lanterna do campeonato com dois pontos conquistados até o momento.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Áustria entre os dias 07 e 09 de julho.





Texto publicado no dia 06 de julho de 2017, às 19h00m.

Nenhum comentário: