12 junho 2017

MotoGP 2017 - GP da Catalunha - Dovizioso faz corrida cirúrgica e conquista segunda vitória consecutiva

Reprodução / YouTube / MotoGP
Dovizioso emendou a segunda vitória consecutiva no campeonato da MotoGP e encostou em Viñales
Andrea Dovizioso mais uma vez foi brilhante na administração dos pneus e foi preciso no momento em que buscou a liderança para abrir vantagem em relação as Hondas e vencer a corrida. Mais uma vez as Yamahas não fizeram uma corrida muito boa, mas salvaram alguns pontos. O resultado deste domingo colocou fogo no campeonato da MotoGP.

Andrea Dovizioso largou do sétimo posto e rapidamente chegou para brigar pela ponta. Junto com as Hondas e Jorge Lorenzo, Dovizioso administrou os pneus e acompanhou o ritmo dos líderes para assumir a liderança de fato restando nove voltas para o final. Daí em diante o italiano apenas abriu vantagem para as Hondas de Marc Márquez e Daniel Pedrosa e tornou-se o primeiro piloto da Ducati a vencer duas corridas consecutivas desde Casey Stoner.

Marc Márquez foi outro que fez uma boa corrida. O "Formiga Atômica" sempre andou entre os três primeiros, beliscou a ponta na volta 07 da corrida e assim que Dovizioso ultrapassou Pedrosa, aproveitou que abriu a porteira e também ganhou o segundo lugar que é muito importante na briga pelo campeonato. Depois disso, restou para Márquez levar a Honda #93 até o final da prova com 3s5 de desvantagem para Dovi.

Daniel Pedrosa fez uma bela pole no sábado e largou muito bem mantendo-se na briga pela ponta da corrida até a volta 08, quando assumiu a liderança da corrida. O espanhol da Honda #26 segurou a ponta até onde pode até ceder o primeiro lugar para Dovizioso e logo em seguida o segundo posto para Márquez. Pedrosa ainda completou o pódio para conquistar pontos importantes.

Jorge Lorenzo foi outro que teve uma boa performance nas voltas iniciais, mas fica claro que o tricampeão da MotoGP ainda segue em período de adaptação a moto da Ducati. O #99 liderou até a sexta volta da corrida e daí em diante quase que despencou com uma pedra na classificação. Lorenzo conseguiu segurar-se no sexto posto e nas voltas finais recuperou algumas posições para fechar em quarto.

Mais uma vez Johann Zarco foi a melhor Yamaha da prova. Como aconteceu em Jerez, as Yamahas oficiais sofreram com o alto desgaste de pneus e não renderam. Sobrou para o francês da Tech 3 ser a melhor Yamaha na pista. Zarco até andou um tempo atrás de Jonas Folger, companheiro de Tech 3, mas conquistou o quinto lugar.

Sem rendimento durante todo o final de semana, Valentino Rossi até conseguiu recuperar-se durante a prova. "O Doutor" largou do 13º lugar e devagar, devagar ele chegou ao oitavo lugar. Maverick Viñales foi outro que não andou bem em Barcelona e sofreu com o desempenho da Yamaha para terminar a corrida no discreto décimo lugar.

Resultado do GP da Catalunha da MotoGP
O campeonato da MotoGP esquentou de vez. Dovizioso tem apenas sete pontos a menos que Viñales e começa a ser uma pedra no sapato do espanhol da Yamaha. Marc Márquez, Daniel Pedrosa e Valentino Rossi completam o Top 5, mais distantes dos líderes.

Dovizioso mostra que vive um excelente momento correndo pela Ducati e corresponde a aposta que foi feita pela montadora ainda em 2016, justamente em um momento em que o italiano não parecia ser o melhor piloto do time. Viñales deve responder na próxima etapa, mas sabe que não pode bobear no campeonato deste ano.

Campeonato após o GP da Catalunha
O GP da Holanda, em Assen, será a próxima etapa da MotoGP no dia 25 de junho.

Nenhum comentário: