Rossi venceu a corrida mais equilibrada da temporada até o momento |
O primeiro grande duelo da corrida aconteceu entre Johann Zarco, Valentino Rossi, Marc Márquez e Danilo Petrucci. O quarteto revezou-se na ponta durante quase toda a corrida. O belo duelo permitiu a aproximação de Andrea Dovizioso. Com Dovi, a chuva chegou junto restando menos de dez voltas para o fim da prova e acreditando que os adversários viriam junto, Zarco logo fez a parada para troca de motos.
Rossi, Petrucci, Márquez e Dovizioso seguiram na briga pela ponta sem a troca de moto com pneus de pista molhada, mas sempre com todo o cuidado para seguir na prova sem cair. Destes apenas Dovizioso não chegou a beliscar a ponta, mas manteve-se entre os ponteiros com muita garra.
O duelo permitiu a aproximação de Cal Crutchlow restando cinco voltas para o fim da prova. O piloto da LCR começou a duelar diretamente com Dovizioso e Márquez enquanto Rossi e Petrucci conseguiam se desgarrar na ponta da prova. Crutchlow conseguiu o bote sobre Dovizioso para garantir o quarto lugar, Márquez garantiu o terceiro enquanto Rossi tentava usar os retardatários para segurar Petrucci no segundo lugar. A decisão pela vitória só veio no contorno das últimas curvas, quando Rossi conseguiu a vantagem mínima para vencer pela primeira vez em 2017.
Maverick Viñales fez uma corrida muito apagada em Assen. O espanhol da equipe oficial da Yamaha não terminou a corrida depois de cair quando restavam sete voltas para o fim e justamente no momento em que a chuva começou a cair no traçado holandês.
Zarco por sua vez, além de cair na classificação com a troca de motos recebeu uma punição de excesso de velocidade nos pits depois da troca e terminou a corrida no 14º lugar.
Jorge Lorenzo foi outro que pouco apareceu na corrida em Assen. O tricampeão só surgiu na transmissão da TV apenas quando fez a troca de motos claramente insatisfeito com o desempenho de sua Ducati e fechou a corrida na 15ª colocação, última na zona de pontos da MotoGP.
Resultado do GP da Holanda da MotoGP |
O mais interessante de ver é que temos um piloto da Ducati, dois da Yamaha e outro da Honda nessa disputa pelo campeonato de pilotos, mostrando todo o equilíbrio do campeonato da MotoGP nesta temporada. Destaque para todo o crescimento de desempenho de Dovizioso que além de desbancar Lorenzo na Ducati - claramente ainda em período de adaptação a moto italiana - já consegue duelar de igual para igual com Rossi, Viñales e Márquez.
Campeonato após o GP da Holanda de MotoGP |
Caso não consiga assistir o vídeo incorporado acima, você pode vê-lo clicando neste link aqui.
Texto publicado no dia 05 de julho de 2017, às 15h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário