Dovizioso tornou-se o primeiro italiano a vencer um GP da Itália com uma Ducati |
Dovizioso largou do terceiro lugar, mas viu Jorge Lorenzo saltar nas primeiras voltas para uma briga direta com as Yamahas de Viñales e Rossi. Logo o #99 acabou cedendo espaço para as Yamahas e a Ducati de Dovizioso. O #04 assumiu a ponta para não perder mais logo na volta 13 e em alguns momentos conseguiu abrir vantagem para Viñales, Rossi e Danilo Petrucci graças ao bom rendimento da Ducati em retas.
O #04 aproveitou que as Ducatis são muito mais rápidas que as rivais em pistas de alta velocidade para sustentar a liderança até o final da prova. Andrea Dovizioso tornou-se o primeiro italiano a vencer um GP da Itália com uma Ducati.
Maverick Viñales, líder do campeonato, bem que tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Dovizioso. Na verdade, durante a segunda metade de prova, o #25 teve que lidar com a pressão da Pramac Ducati de Danilo Petrucci. Viñales só garantiu o segundo posto quando restavam quatro voltas para o final para abrir na liderança do campeonato.
Danilo Petrucci foi o grande destaque porque foi a melhor Ducati depois de Dovizioso superando as motos de fábrica pilotadas por Jorge Lorenzo e Michele Pirro. O #9 que sempre é destaque nas corridas de pista molhada, andou bem durante todo o final de semana e entrou na briga pela ponta já na quinta volta da corrida. Petrucci não deu mole para Viñales e Rossi e chegou a andar na segunda posição por um curto período. No final, o piloto da Pramac encerrou a corrida no terceiro lugar colocando uma segunda bandeira italiana no pódio.
Valentino Rossi bem que tentou brigar com Dovizioso, Viñales e Petrucci, mas claramente a Yamaha #46 não rendia como as motos que brigavam pela liderança com maior evidência. "O Doutor" acabou cedendo espaço para Petrucci no trecho final de corrida, mas garantiu alguns pontos que o mantém ainda na briga pelo campeonato, mesmo que com alguma diferença para Viñales.
Marc Márquez foi outro que fez uma corrida pra lá de discreta. O "Formiga Atômica" teve que contentar-se com uma disputa pela quinto lugar com Álvaro Bautista. Sem o rendimento das Ducatis, a Honda #93 acabou terminando em sexto, andando quase o tempo inteiro atrás da moto da Aspar, tanto que Bautista fechou a corrida em quinto seguido por Márquez.
Jorge Lorenzo que chegou a beliscar a liderança nas primeiras voltas perdeu muito rendimento logo em seguida. Em poucas voltas o #99 despencou na classificação e teve que lidar com uma briga pelas posições intermediárias. Lorenzo fechou a corrida apenas no oitavo lugar disputando posição com Johann Zarco.
Resultado do GP da Itália de MotoGP |
Zarco, Lorenzo, Petrucci, Jonas Folger - outro que de grão em grão consegue bons resultados com a Yamaha Tech 3 - e Cal Crutchlow - derrubado na última volta da corrida deste domingo por Pedrosa - completam o Top 10 do campeonato da MotoGP.
Resultado do campeonato após o GP da Itália |
Nenhum comentário:
Postar um comentário