Pôster feito pela própria Indy para celebrar a vitória de Castroneves |
Desde o início da prova Castroneves mostrava ter um carro melhor acertado em relação aos demais pilotos. Na volta 20, o brasileiro assumiu a ponta ao ultrapassar Will Power e nos trechos seguintes de prova, quando perdia a liderança, rapidamente retomava e abria grande vantagem. Foi assim depois da última parada para reabastecimento e troca de pneus feita em bandeira verde.
O piloto da Penske retornou para a pista em terceiro e voltas depois ultrapassou JR Hildebrand e Marco Andretti pela liderança em uma única volta. Daí em diante Castroneves abriu uma vantagem confortável para sacramentar a primeira vitória dele nessa temporada da Indy. O desempenho do brasileiro foi tão dominante que ele liderou 217 das 300 voltas da corrida.
O "Homem-Aranha" da Indy retornou curiosamente com o personagem aos cinemas. A última vitória de Castroneves aconteceu no dia 01 de junho de 2014, exatamente um mês depois do lançamento do "O Espetacular Homem-Aranha 2", então último filme do "Amigão da vizinhança". Na última quinta-feira, dia 06, foi lançado o "Homem-Aranha: De Volta ao Lar".
Para quem não entende a relação do piloto com o personagem, eu explico. Castroneves foi apelidado de "Homem-Aranha" depois que passou a comemorar suas vitórias subindo nos alambrados dos autódromos assim que a corrida acabava, gesto repetido no último domingo.
JR Hildebrand foi o único piloto que fez alguma menção de desafiar Castroneves ao longo das 300 milhas na menor pista do calendário da Indy. O piloto da Ed Carpenter Racing chegou a liderar a corrida por 38 voltas, mas não conseguiu segurar o ritmo de Castroneves no trecho final de prova, mesmo assim, salvou um bom segundo lugar.
Ryan Hunter-Reay foi uma boa surpresa na corrida do Iowa. O norte-americano da Andretti largou do meio do pelotão e foi muito paciente para escalar o grid e dar uma boa arrancada no trecho final de prova e encerrar no terceiro lugar.
Scott Dixon vem fazendo uma temporada bem regular, mas não esteve em condições de disputar a liderança da corrida em momento algum no último domingo. O neozelandês da Chip Ganassi andou boa parte da prova dentro do Top 10, mas longe da briga pelas primeiras posições. Dixon fechou a corrida em oitavo logo à frente de Tony Kanaan.
O brasileiro da Ganassi foi outro que sofreu com o carro nessa corrida de Iowa. O início de prova de Kanaan foi para lá de assustador. Em certo momento da corrida, a transmissão da TV americana colocou uma imagem on-board do carro do brasileiro que mostrava a dificuldade de conduzir o carro #10 no curto traçado do Iowa. Conforme a corrida avançou, o brasileiro conseguiu melhorar o acerto do carro e avançar no grid para fechar em nono.
A prova do Iowa foi marcada por três acidentes, todos envolvendo apenas um carro de cada vez. O primeiro tirou o russo Mikhail Aleshin que rodou sozinho e acertou o muro. Os outros dois acidentes foram causados por carros da AJ Foyt e foram muito semelhantes. Sozinhos, Carlos Muñoz e Conor Daly rasparam o muro do traçado do Iowa, ficaram lentos na pista e chamaram a bandeira amarela.
Resultado do Iowa Corn 300 |
A segunda metade do Top 10 é um pouco mais diversificada no quesito equipes com Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan), Takuma Sato (Andretti Autosport), Tony Kanaan (Chip Ganassi), Alexander Rossi (Andretti Autosport) e Max Chilton (Chip Ganassi). O campeonato da Indy está assim após a etapa no oval de Iowa.
1) Scott Dixon (NZL) - 403 pts;
2) Hélio Castroneves (BRA) - 395 pts;
3) Simon Pagenaud (FRA) - 372 pts;
4) Will Power (AUS) - 350 pts;
5) Josef Newgarden (EUA) - 347 pts;
6) Graham Rahal (EUA) - 337 pts;
7) Takuma Sato (JAP) - 337 pts;
8) Tony Kanaan (BRA) - 295 pts;
9) Alexander Rossi (EUA) - 290 pts;
10) Max Chilton (ING) - 268 pts;
Mais uma vez a Indy não descansa e ruma para o Canadá. É por lá que no próximo domingo, 16 julho, a categoria corre nas ruas de Toronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário