16 julho 2017

F1 2017 - GP da Inglaterra - Hamilton faz Grand Chelem e encosta em Vettel no campeonato

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton conquistou o terceiro Grand Chelem da carreira
Lewis Hamilton sobrou no GP da Inglaterra e conquistou o terceiro Grand Chelem - corrida em que conquistou a pole, volta mais rápida, vitória e liderou todas as voltas da corrida - da carreira. Para completar o domingo de festa de Hamilton, Sebastian Vettel teve um furo de pneus nas voltas finais e terminou apenas em sétimo fazendo a diferença entre os dois no campeonato cair para apenas um ponto. Valtterri Bottas terminou em segundo, Kimi Raikkonen em terceiro e Daniel Ricciardo que largou em último fechou a corrida na quinta colocação. Felipe Massa completou a zona de pontuação no décimo lugar.

Lewis Hamilton teve outra corrida mais que dominante. O inglês repetiu o desempenho do GP da China e sobrou na ponta. O Grand Chelem também foi conquistado porque os pilotos da Ferrari e da Red Bull pararam mais cedo para a troca de pneus. Sem pressão, Hamilton acabou contando com a sorte no final da prova para encostar de vez em Vettel na briga pelo campeonato, mas isso é assunto para mais tarde.

Com a vitória de hoje, Hamilton igualou a marca de Jim Clark e Alain Prost de cinco vitórias no GP da Inglaterra. Essa é a quarta vitória consecutiva do inglês da Mercedes em Silverstone, a primeira aconteceu no conturbado GP da Inglaterra de 2008, quando ainda corria pela McLaren.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Bottas pressionou Vettel que deu essa fritada de pneu
Valtteri Bottas largou da nona posição e em sete voltas já era o quinto colocado apenas atrás de Hamilton, Kimi Raikkonen, Max Verstappen e Sebastian Vettel. O finlandês andou em uma estratégia diferente dos líderes e chegou a ser um problema para Verstappen e Vettel antes das paradas. Depois de todas as paradas regulares, Bottas era o quarto, em seguida pressionou Vettel e causou essa travada da imagem acima. O finlandês ainda ganhou o segundo lugar com o problema enfrentado por Raikkonen nas últimas voltas da corrida.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Raikkonen ficou bem chateado mesmo subindo ao pódio pela terceira vez no ano
Kimi Raikkonen talvez tenha sido o piloto mais injustiçado do final de semana. O finlandês fez uma boa classificação conseguindo largar em segundo e manteve-se nessa posição ao longo de toda a prova. Para o cenário ser melhor ainda para o "Iceman", ele tinha uma vantagem confortável para manter Vettel longe de uma troca de posições. A troca de pneus da Ferrari aconteceu mais cedo que a da Mercedes na tentativa de passar/ganhar tempo em relação aos adversários na pista. Acontece que os italianos acabaram pagando caro no final da prova. Raikkonen foi a primeira vítima com um pneu furado na antepenúltima volta. O finlandês perdeu o segundo lugar, mas conseguiu o terceiro graças aos problemas de Verstappen e Vettel. Ao final da prova era clara a insatisfação de Raikkonen com os problemas de pneus das últimas voltas.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Vettel teve um furo de pneu na penúltima volta da corrida
Se Raikkonen foi prejudicado tendo o furo de pneus perto dos boxes, Vettel teve um furo de pneu na metade da pista, saiu do asfalto e andou metade da volta com um pneu furado. O alemão havia conquistado a posição de Verstappen na base da estratégia, mas viu o pneu furar na penúltima volta da corrida. Vettel caiu do terceiro para o sétimo lugar arrasando com toda a vantagem que tinha havia construído no campeonato até o momento.

Max Verstappen fez outra corrida "feijão com arroz". O holandês buscava terminar a corrida depois de uma sequência de três abandonos. Verstappen acabou perdendo as posições para Vettel e Bottas na troca de pneus, mas seguia fazendo uma boa corrida. O garoto foi um dos primeiros a reclamar dos pneus, também acabou sofrendo com o desgaste e foi obrigado a parar e fazer uma segunda troca de pneus, mas ainda salvou um quarto lugar.

Daniel Ricciardo fez uma corrida maravilhosa em Silverstone. O australiano largou em 19º, escalou o grid muito bem e antes da parada já estava dentro da zona de pontuação. Ricciardo deu 33 voltas com o pneu supermacio, colocou o macio e foi para cima do grupo de pilotos dentro do Top 10. No final, Ricciardo terminou em quinto e ainda foi considerado pelo público o melhor piloto do dia.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Sainz foi retirado da corrida pelo companheiro de time, Daniil Kvyat
Se a corrida da Ferrari foi ruim, a da Toro Rosso foi pior ainda. Logo na primeira volta, Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr. disputavam posições e no complexo da Becketts o russo saiu da pista, mas quando retornou bateu em Sainz e causou a única bandeira amarela da prova. Sainz saiu da corrida logo na primeira volta. Kvyat recebeu um Drive Through e outros dois pontos na carteira. O russo só terá pontos descontados em outubro perto da corrida dos Estados Unidos.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Palmer sequer largou com a Renault
A Renault teve uma prova de altos e baixos. Para os franceses, começou com Jolyon Palmer abandonando antes mesmo da largada e obrigando uma segunda volta de apresentação. Sem um carro, o time concentrou-se no outro carro que estava dentro da zona de pontuação. Nico Hülkenberg correu bem e manteve-se entre os dez primeiros durante toda a prova e ainda fechou em sexto marcando mais alguns pontos que o recolocaram dentro do Top 10 do campeonato.

O brasileiro Felipe Massa que mais uma vez sofreu com a Williams que não aqueceu os pneus durante a classificação fez outra prova de recuperação. O #19 largou bem e já beliscava os pontos nas primeiras voltas. Massa conseguiu algumas ultrapassagens ao longo da prova e fechou em décimo para marcar um pontinho.

Aqui vai um destaque especial para Marcus Ericsson. O sueco não anda sabendo lidar com ultrapassagens, no caso, quando ele é ultrapassado. Na corrida de hoje, ele jogou o carro para cima de Pascal Wehrlein, prejudicou o companheiro de equipe, e mais tarde abriu a trajetória quando era ultrapassado por Romain Grosjean na parte final da prova. O curioso é que os comissários não fizeram nada, mesmo as manobras do sueco sendo claramente propositais.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP da Inglaterra de Fórmula 1
O campeonato pegou fogo mais uma vez. Agora Vettel tem apenas um ponto de vantagem para Hamilton. Bottas também descontou muito da diferença que tem para os líderes, agora o finlandês tem 23 pontos de desvantagem. A briga está entre o trio e deve ganhar contornos bem interessantes na Hungria. Mais atrás Ricciardo mantém-se à frente de Raikkonen enquanto Verstappen retomou o sexto lugar e Massa saiu do Top 10.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato de Pilotos após o GP da Inglaterra
O Campeonato de Construtores segue amplamente dominado pela Mercedes. Os prateados já tem 55 pontos de vantagem para a Ferrari (330 pontos contra 275 pontos). A Red Bull segue isolada na terceira posição com 174 pontos, o mesmo acontece com a Force India no quarto lugar com 95 pontos. A Williams consegue desgarrar-se na quinta colocação com 41 pontos. A briga esquenta entre o sexto e o oitavo lugares onde a Toro Rosso lidera o grupo com 33 pontos, a Haas aparece em seguida com 29 e a Renault é a oitava com 26. A Sauber e a McLaren seguem fechando a classificação com cinco pontos para os suíços e outros dois para os ingleses.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Hungria no dia 30 de julho e é o último antes das férias da categoria.




Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.

Nenhum comentário: