14 julho 2017

F1 2017 - Prévia do GP da Inglaterra

Reprodução / Facebook / F1

A Fórmula 1 chega ao berço dela para realizar a décima etapa deste campeonato. O momento é todo da Mercedes mesmo com o aumento de diferença de Sebastian Vettel na liderança do Campeonato de Pilotos. As flechas de prata são as favoritas para uma vitória na casa da maior parte das equipes da categoria e ainda tem um histórico favorável no traçado.

As últimas quatro edições do GP da Inglaterra foram vencidas pela equipe, as três últimas com Lewis Hamilton. O inglês, por sinal, é o piloto do atual grid com o maior número de vitórias na pista inglesa, quatro no total, só perdendo para os maiores vencedores de Silverstone, Alain Prost e Jim Clark, que tem cinco vitórias cada.

PREVISÃO DO TEMPO
O clima previsto para o final de semana em Silverstone é tipicamente inglês. Começando pela sexta-feira, o único dia com previsão do sol aparecer. A possibilidade de chuva varia entre 2 e 4% com temperaturas entre 15 e 18ºC durante as atividades da Fórmula 1.

No sábado o sol não aparece, mas a temperatura permanece entre 15 e 18ºC. Com o tempo encoberto a possibilidade de chuva aumenta e fica entre 4 e 8% entre os horários do início do treino livre e o final da classificação.

O domingo é o dia em que temos as maiores temperaturas e a maior probabilidade de chuva de todo o final de semana. No horário da corrida a previsão indica temperaturas entre 22 e 23ºC e possibilidade de chuva entre 30 e 40%. Em caso de chuva, a ordem de forças entre as equipes pode mudar bastante colocando principalmente a Red Bull dentro da briga pela vitória junto com Mercedes e Ferrari.

Reprodução / Facebook / F1

CIRCUITO
Antiga base aérea, o traçado de Silverstone sempre foi reconhecidamente uma pista que proporciona altas velocidades, isso pelas longas retas e curvas de alta velocidade. Sempre muito utilizada pelas categorias de base, essa pista é uma velha conhecida de todos os pilotos do grid. Além disso, seis das dez equipes do grid tem suas fábricas instaladas a poucos quilômetros do traçado inglês.

PNEUS
Site oficial da Federação Internacional de Automobilismo
Escolhas de pneus para o final de semana do GP da Inglaterra
As escolhas de pneus feitas pela Pirelli para 2017 são diferentes das feitas pela montadora italiana em 2016. Na temporada passada a escolha foi de pneus macios, médios e duros contra compostos mais moles desse ano. A Pirelli disponibilizou para as equipes pneus supermacios, macios e médios. A escolha da temporada passada foi feita pela construção do pneu que já havia gerado problemas algumas temporadas atrás, com vários estouros de pneus durante a corrida. Neste ano, com uma construção diferente pelos pneus serem maiores, a Pirelli retornou as escolhas mais macias, mas diante do que aconteceu no último final de semana, não podemos duvidar de que as bolhas voltem a aparecer.

Os compostos médios são os menos escolhidos pelas equipes. Apenas Valtteri Bottas, Sérgio Pérez, Esteban Ocon e Romain Grosjean terão a disposição dois jogos de pneus. Claramente a pouca procura aconteceu por ser o mais duro do final de semana.

Entre os compostos macios podemos ver a escolha mais conservadora da Mercedes. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas estão entre os que mais tem jogos desses pneus à disposição. Bottas - assim como os pilotos da Williams, Sauber e Kevin Magnussen - tem cinco jogos para o final de semana. Os pilotos da Ferrari e Carlos Sainz Jr. terão três jogos de pneus para os três dias em Silverstone e são os que menos tem jogos desse tipo de composto.

Entre os pneus supermacios temos a clara diferença de escolha entre Ferrari e Mercedes. Os pilotos da Mercedes terão apenas seis jogos desse composto, a equipe com menos pneus supermacios de todo o final de semana, contra nove dos pilotos da Ferrari. Nove também é a quantidade de pneus supermacios que Carlos Sainz terá à disposição. Mesmo assim os pilotos que terão mais dos pneus supermacios para usar ao longo do final de semana serão os pilotos da McLaren e Daniil Kvyat.

Mais uma vez podemos perceber como a Ferrari é mais agressiva nas escolhas de pneus. Isso pelo que já ficou bem claro ao longo de toda a temporada, os carros italianos tratam melhor os compostos da Pirelli que os carros alemães e esse fator já decidiu algumas corridas ao longo desse ano. A Pirelli espera que a corrida seja feita com mais de uma parada justamente pelo traçado de Silverstone ser um dos mais agressivos com os pneus de toda a temporada.

PROGRAMAÇÃO
Programação do final de semana da Fórmula 1
PALPITE
Eu acredito em um novo passeio da Mercedes. A pista favorece as flechas de prata por ter um traçado de alta velocidade que favorece demais as características do W08. Mesmo assim, penso que a disputa deve ser mais apertada que a da Áustria porque o desgaste de pneus joga contra o time alemão e conta à favor da Ferrari.

Lewis Hamilton sempre anda muito bem em Silverstone e deve virar o jogo na corrida caseira. Do lado da Ferrari, Sebastian Vettel terá que contar com uma estratégia muito acertada dos italianos contra os prateados. Para mim, pole e vitória serão de Hamilton para embolar um pouco o campeonato antes da Hungria.

VÍDEO

Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.

Nenhum comentário: