22 agosto 2017
Como a Force India deve disputar a F1 em 2018?
Depois do fechamento da Manor, a Force India tornou-se quase uma equipe B da Mercedes e tem passado a abrigar alguns pilotos da montadora como forma de pagamento da dívida dos motores. Por isso, grande parte da dança das cadeiras que envolve a Mercedes deve passar pela Force India também.
MOTOR
Como já adiantado no início do texto, mais uma vez a Force India deve segue com os motores da montadora da estrela de três pontas. Um dos motivos é o abatimento no valor dos motores em troca do abrigo de um piloto iniciante da marca. O outro é que mesmo com um dos orçamentos mais baixos de toda a categoria, a Force India consegue ter o maior retorno por ponto conquistado muito pelo motor da Mercedes, sem contar que, geralmente, os pilotos que a Mercedes escolhe para o time não deixam a desejar.
PILOTOS
Uma das sinucas de bico que envolvem a troca de pilotos para a próxima temporada envolve diretamente a Force India. Em teoria, Esteban Ocon está garantido no time para 2018. O francês tem o vínculo garantido pela Mercedes.
A primeira vaga do time pode ter Sergio Pérez. O mexicano, além de ser apontado como forte candidato a correr na Ferrari, negocia com o atual time e também com a Renault oficializando de fato o acordo feito e cancelado no final de temporada passada. Ele fica na Force India caso os dois acordos com as montadoras falhem.
Nesse jogo também entra Pascal Wehrlein. O alemão não deve ter o contrato com a Sauber renovado agora que o time fechou acordo de fornecimento de motores com a Ferrari bem semelhante ao da Force India com a Mercedes (envolvendo a alocação de pilotos da marca como forma de desconto no valor dos motores).
Com essas peças na mesa temos alguns cenários envolvendo a Force India. O primeiro seria a renovação de contrato de Pérez e mais um ano com a dupla Pérez/Ocon. Com a saída de Pérez, uma dupla formada provavelmente por Wehrlein e Ocon forma a segunda opção. Uma terceira seria a Mercedes negociar um novo empréstimo de Ocon para a Renault como títular colocando Wehrlein na Force India ao lado de Pérez.
Neste momento, a mais certa é renovação da atual dupla para 2018 com Wehrlein tendo outro destino definido pela Mercedes. Fato é que a Force India só verá uma definição após os acertos de Ferrari e Mercedes.
Lembre-se que boa parte do que foi falado nesta postagem ainda não passa de mera especulação neste momento.
Marcador(es):
2018,
Esteban Ocon,
Force India,
Fórmula 1,
Pascal Wehrlein,
Sergio Pérez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário