22 agosto 2017
Como a McLaren deve disputar a F1 em 2018?
Aqui temos o time com mais problemas para fechar um fornecedor de motores do que fechar uma dupla de pilotos. A McLaren vive um drama que já está na terceira temporada e segue na busca de opções para substituir a Honda. O projeto japonês pode não ser capaz de segurar Fernando Alonso que hoje não procura apenas um carro vencedor, procura inclusive opções fora da Fórmula 1.
MOTOR
A McLaren paga hoje pelo desdém de anos atrás e pela competência que a tornaram um dos times mais fortes de toda a categoria. Com o projeto da Honda claramente aquém do que poderia oferecer, a McLaren foi atrás da Ferrari e da Mercedes e foi negada.
A Ferrari negou em parte pela rivalidade histórica com o time de Woking e por saber que seria dar força para um adversário que não se deve alimentar. A Mercedes pelo final conturbado do relacionamento em 2014 e também por saber que fornecer motores para a McLaren é armar um adversário muito forte, afinal de contas, a McLaren com motores Mercedes em 2014 foi a equipe que ameaçou em poucos momentos o domínio da Mercedes.
Restou para a alaranjada procurar a Renault. Os franceses ainda não posicionaram-se oficialmente, mas é quase certo que pelos mesmos motivos de Ferrari e Mercedes também neguem um contrato com a McLaren. Isso deixaria mais uma vez a McLaren com apenas a Honda como opção de fornecimento de motores.
Apesar de mostrar evolução, a Honda segue alguns passos atrás das adversárias e torce para que a McLaren de fato fique sem opções, caso contrário, os japoneses é que despediriam-se da Fórmula 1 da forma mais melancólica possível. Isso porque os acordos com a Sauber e a Toro Rosso falharam e é o que deve acontecer com a Williams.
PILOTOS
Quase certo é que Stoffel Vandoorne guie pela McLaren em 2018. Piloto do programa da equipe, o belga está recompensando o time pelo investimento feito nas categorias de base.
A grande questão envolve Fernando Alonso, a Fórmula Indy a Honda e a Andretti Autosport. Não é segredo que a aventura de Alonso nos Estados Unidos agradou todo mundo, literalmente. Mas o espanhol quer mais do que sofrer com as constantes quebras da Honda. Alonso só acerta uma renovação, para andar atrás, se a Honda lhe oferecer mais uma vez um acerto para correr a Indy 500 e esse acordo só sai se a Honda conseguir manter o fornecimento de motores com a Andretti na Indy. Complicado, né?
Pois é! A Chevrolet está correndo atrás do time de Michael Andretti para o fornecimento de motores, caso o acordo de Andretti com a marca da gravatinha aconteça, o acordo da McLaren para entrar na Indy sofre um revés e junto o contrato com Alonso. Mesmo que o acordo com a Indy e a Andretti não dê certo, a Honda (quem paga maior parte do salário do espanhol) deve encontrar outros meios de segurar o bicampeão da Fórmula 1.
Outro fator que colabora para Alonso ficar na McLaren é que Mercedes e Ferrari já admitiram publicamente que não fechariam contrato com ele. A opção fora a McLaren envolveria a Renault que também não vive uma grande fase e tem opções mais baratas disponíveis no momento.
[Atualizado 23/08/2017 às 09h45] Na manhã desta quarta-feira, a McLaren confirmou Stoffel Vandoorne até o final da temporada 2018 no time de Woking. Essa será a segunda temporada do belga pelo time. Os primeiros pontos dele foram marcados no último GP da temporada na Hungria.
Lembre-se que boa parte do que foi falado nesta postagem ainda não passa de mera especulação neste momento.
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