24 agosto 2017

Como a Renault deve disputar a F1 em 2018?


A Renault segue com o plano de expansão do programa da Fórmula 1 e tem aumentado progressivamente o orçamento da equipe na categoria. Para seguir com essa expansão da forma adequada, o time demora em escolher o segundo piloto para seguir no rumo certo em 2018.

PILOTOS
O time francês já tem Nico Hülkenberg garantido por contrato até o final de 2018. O bom trabalho do alemão ao longo da primeira metade dessa temporada não fez com nenhuma parte procurasse outros caminhos.

A segunda vaga tem um grande ponto de interrogação. Jolyon Palmer é um dos dois dos pilotos regulares da categoria que ainda não marcou pontos e é constantemente ameaçado por notícias de substituição antes mesmo do fim dessa temporada. Vários pilotos são especulados para o lugar do inglês.

O primeiro é Fernando Alonso. O espanhol é indicado para fazer a terceira passagem pelo time de Enstone depois de um novo período melancólico na McLaren. Alonso quer um carro campeão e esse não é o caso da Renault neste momento. Bicampeão pelo time em 2005 e 2006, hoje Alonso faria parte do processo de reconstrução, algo não muito bem quisto pelo espanhol.

Carlos Sainz Jr. é a segunda opção. A Renault tem que pagar a rescisão com a Red Bull, mas teria um piloto mais do que experimentado em seus cockpits e que poderia ajudar no processo de evolução. Outro que segue neste mesmo perfil e chegou a ser anunciado pela Renault para 2017 foi Sergio Pérez. O mexicano ainda é apontado nessa briga para ocupar uma vaga em Enstone e repetir a dupla que fez com Hülkenberg na Force India.

A última opção é uma clara aposta da Renault. Um dos grandes nomes do time para 2011, o polonês Robert Kubica acabou deixando de forma forçada o projeto após uma acidente durante uma prova de rali. Depois uma longa recuperação, Kubica foi convidado para andar com os carros da equipe em junho e agosto deste ano e agradou demais. Também é certo que o polonês vai andar com o carro do time em alguns treinos livres de GPs até o fim da temporada. Só depois disso que deve sair uma definição de quem vai ocupar o segundo assento da Renault em 2018.

Lembre-se que boa parte do que foi falado nesta postagem ainda não passa de mera especulação neste momento.

Nenhum comentário: