Reprodução / Facebook / F1
Acabaram as férias! A Fórmula 1 retorna neste final de semana em uma das pistas mais queridas pelos pilotos e pelo público, Spa-Francorchamps. A pista belga receberá pela 50ª vez a Fórmula 1 e será cenário da retomada das brigas pelos canecos de pilotos e construtores da categoria mais importante do automobilismo mundial.
PREVISÃO DO TEMPO
Como é de praxe em Spa-Francorchamps, o clima deve ser um fator que vai trazer um tempero especial para as atividades do final de semana. A pista belga é conhecida pelo clima instável e por frequentemente chover em um pedaço da pista e em outro nem sinal de água do céu.
Ao longo de todo o final de semana existe a possibilidade de chover no traçado belga, mas é no sábado que a água deve cair mesmo. O terceiro treino livre é a atividade com maiores possibilidades de chuva de todo o final de semana. No domingo, a possibilidade de chuva é de aproximadamente 15%. As temperaturas devem variar entre 17 e 24ºC ao longo de todo o final de semana.
Site oficial da Fórmula 1Reprodução / YouTube / FORMULA 1
CIRCUITO
O circuito de Spa-Francorchamps é o mais longo de toda a temporada com 7004 metros de extensão. Conhecido por suas longas retas, curvas de alta velocidade e grandes variações de relevo é bem quisto por ser um dos mais desafiadores de todo o ano. O traçado vai receber pela 50ª vez a Fórmula 1 tem 70% do tempo da volta em aceleração máxima gerando uma média horária de 236 Km/h.
Entre os pilotos do atual grid apenas três venceram em Spa-Francorchamps. Kimi Raikkonen é o maior vencedor com quatro vitórias seguido dos líderes do campeonato, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com duas vitórias cada. Hamilton, por sinal, é o piloto com o maior número de poles, três, contra uma de Sebastian Vettel e outra de Kimi Raikkonen.
PNEUS
Uma das pistas do calendário com alto desgaste de pneus, a Pirelli selecionou os compostos mais macios deste ano: os ultramacios, supermacios e os macios. A escolha difere da feita em 2016 quando os italianos selecionaram os compostos supermacios, macios e médios, "descendo um degrau" na escala de compostos e também mostrando que os compostos desta temporada são mais duros que os de 2016 (nenhuma novidade nisso).
Site oficial da Fórmula 1
As escolhas mais arrojadas vieram da McLaren e da Red Bull. Os pilotos dos dois times terão nove jogos dos pneus ultramacios para usar ao longo de todo o final de semana. A Ferrari fez uma escolha intermediária com sete jogos. A Mercedes parte para uma tática mais conservadora com seis jogos do composto mais macio. Force India e Haas seguiram os prateados e também segue com a estratégia mais conservadora.
A maioria dos pilotos terão três ou quatro jogos do compostos supermacio. As exceções são os pilotos da Williams e Fernando Alonso que terão apenas dois jogos desse composto.
As escolhas dos compostos macios, os mais duros do final de semana, acabaram variando de acordo com as outras duas seleções. Os pilotos da Red Bull, Williams e Stoffel Vandoorne terão apenas um jogo dos pneus amarelos, enquanto Lewis Hamilton terá quatro e os pilotos da Ferrari, Force India e Valterri Bottas terão três jogos cada. Mais uma vez a escolha mostra a segurança da Ferrari com o consumo de pneus enquanto a Mercedes aposta nos composto mais duros por ter um carro que consome mais pneus.
PROGRAMAÇÃO
PALPITE
Mesmo com todo o desgaste que o traçado de Spa-Francorchamps possa oferecer, acredito que o favoritismo seja das Mercedes. O time está andando muito bem em pistas de alta velocidade e, de certa forma, mostrou como pode ser perigoso na estratégia mesmo em pistas em que na teoria tem desvantagem. A Ferrari deve ser um problema com Vettel e Raikkonen, mas não ao ponto de tirar pole e vitória da Mercedes.
A Red Bull deve ser "a pedra no sapato" das favoritas por geralmente ter um carro que se encaixa muito bem neste tipo de pista, que combina muito bem retas com curvas de alta velocidade. Max Verstappen e Daniel Ricciardo podem ser dois incômodos para as Mercedes e as Ferraris.
VÍDEO
Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário