Dovi fez uma exibição de gala na Malásia para evitar que Márquez levantasse o tetracampeonato hoje |
O #04 da Ducati largou bem, mas ficou atrás do trio formado por Johann Zarco, Jorge Lorenzo e Marc Márquez. Com ritmo superior ao do principal adversário, Dovi logo ultrapassou Márquez para garantir um lugar no pódio. Zarco foi a próxima vítima do italiano e já na parte final da corrida, um "erro" (que eu não comprei muito como erro) de Lorenzo permitiu que Dovizioso assumisse a posição que evitavou a conquista de título por antecipação de Marc Márquez.
Jorge Lorenzo finalmente teve uma atuação quase perfeita correndo pela Ducati. O #99 superou a pista molhada (e principalmente o medo dela) para liderar a maior parte da prova e apenas um erro que permitiu que Dovizioso assumisse a ponta da corrida. O resultado deste domingo já é o melhor de Lorenzo pela montadora italiana depois de dois terceiros lugares nas corridas da Espanha a Aragão.
Johann Zarco é outro piloto que merece destaque positivo na corrida deste domingo. O francês largou em segundo e chegou a brigar pela ponta da corrida com Jorge Lorenzo. Acontece que a queda de rendimento da Yamaha dele foi determinante para perder o segundo lugar e fechar a corrida no terceiro lugar. O desempenho do #5 só confirma a boa temporada de estreia com dois pódios e 13 Top 10.
Mais relaxado por não precisar de um resultado, Marc Márquez só arriscou-se na largada quando saltou para as primeiras posições. O líder do campeonato não correu riscos e garantiu um bom quarto lugar que o deixa em um situação mais do que confortável para a última corrida da temporada em Valência no dia 12 de novembro. O #93 precisa de 11º lugar para não depender de resultados e pode ser campeão mesmo terminando na 15º colocação.
Os resultados deste domingo deram o título antecipado de Construtores (campeonato em que apenas as montadoras participam) para a Honda. Os japoneses também tem o campeonato de equipes bem encaminhado, a Repsol Honda Team precisa de apenas um ponto para conquistar o caneco e mais uma vez a Honda pode conquistar o três títulos da categoria principal da MotoGP.
No campeonato de Pilotos, Márquez continua em situação bem confortável. Já Dovizioso precisa vencer e torcer para o espanhol não passar de um 12º lugar. Márquez nem precisa de uma corrida brilhante para sair com o quarto título da MotoGP correndo em Valência.
A etapa de encerramento acontece em Valência no dia 12 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário