08 janeiro 2018

F-E 2017/18 - ePrix de Hong Kong - Bird e Rosenqvist venceram abertura marcada pelo equilíbrio

Reprodução / YouTube / FIA Formula E Championship
A Fórmula E abriu a quarta temporada em Hong Kong no início de dezembro
A Fórmula E desembarca no próximo final de semana para a segunda etapa da temporada 2017/18. Como este blog estava mais que parado nos últimos meses, vai aqui uma análise da primeira etapa que foi composta pela rodada dupla de Hong Kong, no início do último mês de dezembro. O equilíbrio marcou as duas primeiras corridas do quarto campeonato dos carros elétricos que teve as vitórias de Sam Bird e Felix Rosenqvist.

Reprodução / YouTube / FIA Formula E Championship
Bird dominou a corrida de abertura da temporada 2017/18
No sábado, a primeira corrida foi vencida com até certa facilidade por Sam Bird. O piloto da DS Virgin largou da segunda posição e assumiu a liderança antes da troca de carros com uma bela ultrapassagem sobre Jean-Éric Vergne. O britânico chegou a receber um drive-through por ter atropelado algumas pessoas na entrada dos boxes para troca de carros. Ninguém ficou machucado. Bird cumpriu a punição e voltou em primeiro graças a disputa de Vergne com Nick Heidfeld pelo segundo lugar da corrida que deu vantagem para o britânico na ponta da prova. Depois da punição, Bird seguiu muito tranquilo na ponta porque Vergne e Heidfeld seguiram disputando o segundo lugar de forma muito acirrada. Bom início de temporada com vitória para o "passarinho" da DS Virgin.

Na disputa pelos lugares restantes do pódio, Vergne conseguiu segurar muito bem a pressão de Heidfeld e fechou a primeira prova da temporada com o segundo lugar. Heidfeld confirmou o bom desempenho da Mahindra e deu o primeiro pódio da marca indiana no final de semana.

Reprodução / YouTube / FIA Formula E Championship
Rosenqvist viveu altos e baixos para vencer a segunda corrida de Hong Kong
O segundo pódio veio no domingo justamente na segunda corrida com Felix Rosenqvist. O sueco chegou a largar da pole, mas perdeu a vantagem ao rodar ainda na primeira curva da corrida. O piloto da Mahindra rapidamente conseguiu ganhar algumas posições na pista e deu o "pulo do gato" na troca de carros quando já surgia na terceira colocação. Herdou o segundo lugar no erro do então líder Edoardo Mortara e também herdou a vitória com a desclassificação de Daniel Abt.

Falando no resto do pódio, Mortara fazia uma corrida brilhante. O suíço da Venturi havia herdado a liderança no erro de Rosenqvist ainda na largada e matinha um distância segura para garantir uma vitória logo na segunda prova dele na Fórmula E. Restando pouco menos de três voltas para o fim, Mortara rodou e caiu para o terceiro lugar. Com a desclassificação de Abt por ter um dos carros fora do regulamento, o suíço da Venturi ficou com o segundo lugar seguido por Mitch Evans, da Jaguar Racing. Por sinal, o resultado de Evans fez a montadora britânica igualar em apenas duas corridas a pontuação da última temporada inteira.

A Fórmula E não passou o final de semana ilesa de alguns vexames. Na primeira corrida do final de semana, a prova entrou em bandeira vermelha ainda na primeira volta porque vários carros ficaram presos em uma chicane. Situação bem possível de acontecer em qualquer corrida de rua, mas que acabou levando aproximadamente meia hora para ser resolvida. Na segunda corrida a largada aconteceu atrás de safety car porque o semáforo que sinaliza a largada simplesmente apagou com os carros alinhados no grid.

O ponto positivo é o equilíbrio. A categoria que já havia desenhado-se extremamente parelha nos testes coletivos de Valência. Tal feito conseguiu ser repetido nas duas primeiras corridas da quarta temporada. Isso acabou refletido no desempenho dos três campeões da F-E. Nelsinho Piquet conquistou um quarto (na primeira corrida) e um 12º lugares (na segunda corrida) pela equipe que foi a mais fraca da temporada passada. Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi não tiveram vida fácil. Buemi conquistou os 11º e 10º lugares ao longo do final de semana. Di Grassi terminou no 17º e no 14º lugares. Nenhum dos campeões passaram o final de semana inteiro livre de reveses e sofreram com problemas nos sistemas, paradas sem explicação na pista, punição e até mesmo falta de desempenho dos carros.

O campeonato tem a liderança de Sam Bird (35 pts) seguido por Jean-Éric Vergne (33 pts), Felix Rosenqvist (29 pts), Edoardo Mortara (24 pts) e Nick Heidfeld (15 pts), completando o Top 5 após duas corridas. Nelsinho Piquet é o sétimo (12 pts) e Lucas Di Grassi é apenas o 17º sem pontos marcados nas duas corridas.

Entre as Equipes, a Mahindra (44 pts) lidera seguida de perto pela DS Virgin (41 pts). A Techeetah (33 pts), a Venturi (30 pts) e a Jaguar (27 pts) fecham o Top 5 reorganizando as forças da Fórmula E diante do apresentado nas três primeiras temporadas da categoria.

A próxima etapa da Fórmula E acontece neste final de semana. O ePrix de Marraquexe acontece no sábado (13) e deve ter transmissão dos canais pagos Fox Sports. O final de semana da categoria só acaba no domingo após os testes coletivos de novatos. Essa é a primeira vez que a Fórmula E faz uma prática para pilotos novatos na categoria e segue o mesmo modelo imposto pela Fórmula 1 em temporadas passadas, onde nenhum piloto que foi titular nas últimas temporadas pode participar dessa atividade.

Nenhum comentário: