29 janeiro 2018

Nascar 2018: Hendrick Motorsports

Site Oficial da Hendrick Motorsports
As quatro pinturas da Hendrick para a Daytona 500 desse ano foram apresentadas com a nova formação para 2018
A Hendrick Motorsports passou por um 2017 no mínimo estranho. O time conseguia bons resultados com Jimmie Johnson e Chase Elliott aqui e ali, mas sofria com o fraco desempenho de Kasey Kahne e Dale Earnhardt Jr do outro lado. Era visto desde o início da temporada que o time sofreria mudanças para 2018.

Dale Jr. surgiu com a notícia de que 2017 seria o último ano dele na Nascar enquanto Kahne conseguiu uma vitória pra lá de improvável em Indianápolis. Elliott viu a primeira vitória "ficar no quase" em mais de uma oportunidade, mas passar para os play-offs. Johnson mesmo abaixo do desempenho habitual ainda conquistou três vitórias ao longo do ano.

A renovação do time de Rick Hendrick veio de uma forma muito pensada e que já havia sido muito testada ainda em 2016. Para o lugar de Dale Jr. foi chamado Alex Bowman, piloto que já havia substituído o "Queridinho da América" na licença médica da segunda metade do campeonato de dois anos atrás.

Mesmo com a vitória, Kahne precisava ser substituído e a solução veio da associação com a JR Motorsports na Xfinity Series. O campeão William Byron já era uma escolha óbvia antes mesmo da conquista do título da segunda divisão. Os quatro Chevrolet Camaros ZL1 e empurrados por motores da própria Hendrick ficaram escalados da forma descrita a seguir.

Neste cenário, Jimmie Johnson será o piloto mais velho e experiente dentro da estrutura da Hendrick Motorsports. Se os sete títulos já eram motivo para o piloto do #48 ser tomado como referência, com dois novatos no time Johnson será muito mais importante. A estrutura do heptacampeão, capitaneada por Chad Knaus, manteve os patrocínios da Lowe's (que por sinal são dois patrocínios, uma da linha para profissionais e outra da linha para uso doméstico), Kobalt Tools e da Jimmie Johnson Foundation para a temporada toda de 2018. O único carro que não sofreu alguma mudança acabou sendo o do heptacampeão da Nascar.

A primeira mudança aconteceu com Chase Elliott. O substituto de Jeff Gordon abandonou o #24 para correr com o #9, número que era de Bill Elliott, pai de Chase. O filho do campeão da Nascar já havia expressado a vontade de correr com o número do velho Bill e finalmente conseguiu mudar sem causar problemas para a Hendrick. O novo #9 mantém os patrocínios da NAPA Auto Parts, SunEnergy 1, Kelley Blue Book, Mountain Dew e Hooters. Várias das pinturas desses carros já foram apresentadas do final de 2017 até agora.

No carro #88 Alex Bowman vai voltar a ocupar o lugar em que esteve na metade final de 2016. O novato, não tão novato assim, tem contrato para além de 2019. O #88 já tem garantidos os patrocínios da Nationwide e Axalta que já garantem a temporada completa, mas não é descartada a entrada de alguma outra marca complementando algum espaço vazio no carro.

Por fim, William Byron desembarca na Hendrick com a responsabilidade de usar o #24, que vai entrar no lugar do então #5, e com a moral de usar a mesma pintura de flamas bem características de Jeff Gordon. O campeão da Xfinity Series vai contar com o patrocínio da UniFirst, que já era de Kasey Kahne, e chegam a Axalta e a Liberty University. Assim como Bowman, existe a possibilidade de mais alguma marca entrar no programa de patrocínio ao longo da temporada.

Mesmo cheia de novatos a Hendrick Motorsports deve permanecer forte para 2018 e, particularmente, torço pela primeira vitória de Elliott pelo desempenho apresentado nas duas últimas temporadas da Nascar.

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